Membros, servidores, estagiários e terceirizados do Ministério Público da Paraíba se reuniram, na manhã desta terça-feira (13/12), para celebrar o Dia do Ministério Público da Paraíba – 14 de dezembro, que é feriado na instituição. O evento – que aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, na capital – foi marcado por uma palestra da psicóloga clínica, Janaína Guedes Wanderley; pela mensagem do procurador-geral, Antônio Hortêncio Rocha Neto; e pelas saudações dos presidentes das associações dos membros (APMP) e dos servidores (ASMP), Leonardo Quintans e Aloysio Carneiro, respectivamente,
Os participantes experimentaram momentos de reflexão, de agradecimentos e também de confraternização com sorteio de brindes e um coquetel. O evento começou com a palestra “Regulação emocional: “ansiedade e seu impacto no cotidiano e nas relações”. A psicóloga Janaína Wanderley levou a plateia a meditar sobre as respostas comportamentais às emoções do dia a dia (medo, amor, tristeza, raiva, alegria, nojo…), enfatizando que elas são inevitáveis ao longo da vida, mas a reação a elas depende de como cada um consegue lidar com elas.
A palestrante convidou as pessoas a fazer mais uso do “eu observador”, que seria uma forma de olhar os fatos como são, de fora para dentro, entendendo o momento e buscando formas de controlar suas ações, reconhecendo, inclusive, que a ansiedade é uma condição de grande potência que não afeta apenas a mente, mas gera também sintomas fisiológicos, como taquicardia, boca seca, sudorese, tontura, desmaios.
Janaína Wanderley também chamou a atenção para o perigo da influência social majorada pelas redes sociais e como as pessoas podem se comportar para criar ambientes saudáveis, com uma comunicação assertiva e não violenta, uma escuta ao outro ativa e interessada, empatia, validação das emoções dos outros e procurar motivação no cotidiano, buscando fazer tudo como se nunca tivesse feito antes. Após a preleção, a profissional de psicologia interagiu com o público respondendo aos questionamentos.
Em sua fala o presidente do SINDSEMP e da ASMP, Aloysio Carneiro Junior, mostrou a importância do evento incluindo todos que integram o Ministério Público e discorreu sobre o programa Bem Viver do CNMP, onde foram ouvidos 4.077 integrantes dos Ministérios Públicos Estaduais e foi constatado que cerca de 85% dos integrantes do Ministério Público sofrem de adoecimento mental e necessitam de uma política permanente de acompanhamento e assistência à Saúde Menta, que hoje encontra-se regulamentado através da resolução 02/2021. Na oportunidade, Aloysio também desejou a todos os Servidores um feliz natal de um ano novo de vitórias.