ASMP e SINDSEMP lamentam morte da Procuradora de Justiça Maria do Socorro Diniz

WhatsApp Image 2021-11-12 at 08.51.39

A Associação dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (ASMP) e o Sindicato dos Servidores do Ministério Público (SINDSEM-PB), em nome de todos os servidores do MPPB, lamentam com profundo pesar o falecimento da Procuradora de Justiça, Maria do Socorro Diniz, ocorrida na manhã desta sexta-feira (12), em João Pessoa.

Maria do Socorro Diniz estava internada em um hospital particular de João Pessoa, com complicações decorrentes de um quadro infeccioso digestivo. Ela foi procuradora-geral de Justiça da Paraíba nos anos de 2003 a 2005.

“A Procuradora Socorro Diniz, prestou relevantes serviços ao Ministério Público da Paraíba e foi um exemplo de luta em prol de um Ministério Público atuante e forte”, assim lamentou o presidente da ASMP e do SINDSEMP-PB, Aloysio Carneiro Junior, enviando votos de pesar e se solidarizando com os seus familiares e amigos nesse momento de perda.

O velório ocorre no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, onde o corpo será sepultado a partir das 16h00.

Primeira mulher a assumir a PGJ e Corregedoria-Geral

Maria do Socorro Diniz era natural de Princesa Isabel, município do Sertão da Paraíba. A filha de Severiano dos Santos Diniz e Joselita Lopes Diniz nasceu no dia 2 de julho de 1936. Tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1966. Foi a primeira mulher a assumir os cargos de procuradora-geral de Justiça (2003-2005) e a primeira corregedora-geral do Ministério Público da Paraíba (por duas vezes: 1997-1998 e 1999-2000).

Ingressou no MPPB em 1967, como promotora interina nas comarcas de Bayeux (1967-1972) e de Santa Rita (1968). Também foi promotora de Justiça em Cabaceiras (1972), Rio Tinto (1972-1975), Mamanguape (1973-1974), Santa Rita (1981), Itaporanga (1981), Monteiro (1981), Campina Grande (1985) e João Pessoa (1988). Ainda assumiu os cargos de corregedora auxiliar do MPPB (1991) e de presidente da comissão de concurso para promotor de Justiça, no mesmo ano. Integrou a comissão do concurso para promotor de Justiça, em 1998.

Tornou-se procuradora de Justiça, em 1992, e procuradora-geral de Justiça substituta, no ano seguinte. Foi a primeira mulher a secretariar o Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Estado e da União, em 1997, e também a assumir o cargo de procuradora-geral de Justiça no MPPB, para o biênio de 2003-2005. Aposentou-se em 2006.