O Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (SINDSEMP-PB) entidade comprometida com a defesa das liberdades individuais e coletivas, da justiça social e dos direitos fundamentais, vem a público manifestar seu veemente repúdio às ações antissindicais promovidas pela atual gestão do Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra a presidente do SINDSEMP-SP, Ticiane Lorena, e o diretor Leandro Avancini, que culminaram em representação administrativa contra ambos e representação criminal contra o diretor.
Esta conduta repressiva do MPSP viola frontalmente a liberdade de atuação dos dirigentes sindicais no legítimo exercício de defesa dos servidores e no direito de criticar políticas que privilegiam exclusivamente promotores e procuradores de Justiça do MP paulista, especialmente nas discussões relativas aos denominados “penduricalhos”, tema amplamente debatido na esfera pública.
Consideramos imprescindível que o Ministério Público reavalie tais práticas e alinhe suas ações à sua missão institucional de defesa da cidadania e promoção da democracia.
Nesse sentido, fazemos um apelo ao Procurador-Geral do MP de São Paulo para retirar as representações contra os dirigentes sindicais e estabelecer um diálogo construtivo com a entidade representativa, priorizando o entendimento mútuo e a negociação transparente.
Manifestamos nosso total apoio e irrestrita solidariedade aos colegas e companheiros de luta de São Paulo. Permanecemos unidos a Ticiane e Leandro na legítima luta pela defesa dos direitos da categoria!
Pela liberdade de expressão.
Pela autonomia sindical.
Por um Ministério Público verdadeiramente democrático.
Nenhum passo atrás! Nenhum servidor a menos!
*DIRETORIA DO SINDSEMP E ASMP – PB








